quinta-feira, 10 de março de 2011

Identidade


Quando discutimos em aula a questão de identidade, apresentada por Stuart Hall e discutida por nossos colegas em classe, prontamente a relacionei com o tema.

Será que um ser humano considerado palestino e que se identifica como um, necessariamente se identifica com essa guerra com os israelenses? Acredito que isso não possa ser generalizado. E o mesmo serve para o "outro lado" do Tribunal de Gaza.

Seria muito injusto generalizar que todos os nascidos em Israel, que se identificam como israelenses, são totalmente a favor da guerra contra os palestinos. Essa questão de generalização de identidade é muito perigosa e muito ampla. Certamente nunca ninguém perguntou à todos os seres humanos daquela região, que tradicionalmente são tidos como pessoas que odeiam o povo "rival", que lutam para vê-lo extinguido, como eles se identificam, se se identificam com essa luta que apresentada a nós, todos os dias, como luta de duas nações, uma contra a outra.

Aqui, portanto, será apresentada a história "tradicional" desse conflito, mas nunca deixando de lado a busca pela não-generalização dos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário