domingo, 27 de março de 2011

Um pouco da cultura judaica e suas motivações

Como dito nos post anteriores, o povo do qual decenderam os judeus foram os primeiros a habitarem a área conhecida Faixa de Gaza.

Na cultura judaica, a diáspora (ou dispersão) do povo judeu é interpretada como uma forma que Deus encontrou para castigar o povo por seus pecados, é como um castigo divino que só o próprio Deus pode colocar fim. A partir disso, a cultura judaica conserva a esperança que um dia todo o povo judaico regressará ao que eles chamam de 'País de Israel', onde todos os judeus viveriam juntos e seguiriam à risca todas as leis divinas. Essa volta ao 'País de Israel' é tida pelo povo judeu como a liberdade da dependência dos outros países do mundo, como uma liberdade da escravidão a que os judeus são expostos todos os dias por não terem um país judeu.

A partir disso, pode-se compreender porque o povo judeu tem uma motivação tão grande por lutar por Israel, já que mais que um território, ter seu próprio país significa para os judeus a libertação da escravidão a qual eles se sentem expostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário